295

Maternidade Santa Isabel lança videocurso para gestantes

(Assessoria de Comunicação e Imprensa da Famesp - Cadastrada em: 23/02/2018)

Com o objetivo de ampliar o acesso de gestantes a informações básicas sobre as temáticas que envolvem o universo da gestação, a Maternidade Santa Isabel acaba de lançar um videocurso. São quatro vídeos que abordam informações sobre a gestação, o parto, o puerpério (pós-parto) e cuidados gerais com o bebê. Apresentado pela enfermeira obstetriz Andrea Alessandra de Souza Carvalho, o videocurso também traz orientações obstétricas, parto e puerpério, com consultoria do médico ginecologista obstetra Leonardo Vieira Elias, e orientação da área de Pediatria, com consultoria das médicas neonatologistas Nadja Guazzi Arenales Alves e Roberta Garcia de Rosis. Uma cartilha em PDF complementa o material de forma bem didática, detalhando os quatro temas abordados no audiovisual. Os vídeos estão dispóníveis no canal Espaço Gestante e a cartilha está disponível no mesmo canal para download. Mensalmente, a unidade hospitalar oferece um curso presencial para gestantes e um acompanhante, num total de 12 edições ao ano, com cerca de 30 vagas por turma. Agora, com essa alternativa digital, a unidade visa alcançar um maior número de participantes.
“A gravidez é uma fase muito importante na vida da mulher e, como profissionais da saúde, temos a responsabilidade de disseminar informações capazes de colaborar para que esse período seja mais tranquilo”, diz a enfermeira obstetriz Andrea Alessandra de Souza Carvalho, também gerente de enfermagem da Maternidade Santa Isabel.
Produzido gratuitamente pela Alves Produtora, com direção de imagem feita voluntariamente pelo jornalista Alexandre Alves, o videocurso é uma iniciativa conjunta das diretorias técnica e administrativa da Maternidade com consultoria das equipes médicas e de enfermagem. Para o coordenador e assessor técnico do projeto, Robson Braguetto, o videocurso atende um desejo antigo da equipe de ampliar a comunicação com o público-alvo da Maternidade, e vem ao encontro do perfil educacional desenvolvido na unidade desde que a Famesp assumiu a gestão, em 2012. “Além de levar conhecimento às gestantes, o material poderá servir de base de orientação para as unidades básicas que oferecem cursos pré-natais em qualquer lugar do Brasil, visto que todo o conteúdo foi desenvolvido por profissionais da área que contaram com o apoio de informações oficiais de divulgação da assistência ao parto e puerpério do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo”, conclui.

Confira nos links imagens relacionadas a esse release. 

A gestação

Bastidores

Capa Videocurso para Gestantes

Conhecendo a Maternidade Santa Isabel

O bebê

O parto

O puerpério